terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Festa de Natal
16 de dezembro




Reciclar para medicar

Ao longo do 1º período recolhemos muitas tampinhas. No dia 14 de dezembro a Associação Saúde em Português veio à escola divulgar o seu trabalho humanitário a nível nacional e internacional e nós entregámo-lhes cerca de 30 garrafões com as tampinhas. A verba conseguida com a reciclagem das tampinhas será usada para a aquisição de medicamentos.

A biblioteca veio à escola


No dia 30 de novembro a professora responsável pela Biblioteca da Escola Inês de Castro foi à nossa escola (E. B. 1 Do Espírito Santo das Touregas).
Quando a professora chegou, ela mostrou-nos a surpresa que tinha preparado para nós: eram duas meninas e um menino que nos vinham contar alguns contos e poesias.
No fim de contarem as histórias, continuamos com a atuação dos meninos do primeiro ano, que declamaram uma poesia sobre as vogais. De seguida, os meninos do segundo ano cantaram uma canção. Depois dois meninos do terceiro ano fizeram a representação de uma peça de teatro, os restantes declamaram um poema. A seguir, os meninos do quarto ano disseram algumas quintilhas do ”livro dos disparates”.
No final todos nós recebemos uma bolacha Maria de chocolate.
            Gostámos muito da visita da professora e dos meninos que a acompanharam.

Matilde Simões, 4º ano

O magusto

No dia 11 de novembro festejámos o dia de São Martinho fazendo um magusto!
De manhã, estava a chover e pensámos que não podíamos fazer o magusto. Durante a manhã fizemos um desenho sobre a lenda de São Martinho e também uma ficha sobre a história de uma castanha. Depois fomos almoçar e continuava a chover…
A seguir ao almoço fomos para dentro da sala e começámos a assar as castanhas na salamandra que temos na nossa sala de aula, porque não dava para fazer o magusto na rua.
De repente, aconteceu um milagre de São Martinho! Tinha parado de chover.
Alguns meninos foram lá para fora espalhar a caruma e depois as castanhas. Após tudo estar pronto, fomos buscar os nossos cartuchos que tínhamos feito no dia anterior. Trouxemo-los cá para fora e começámos a assar as castanhas. Comemo-las no telheiro.
Este foi o nosso dia de São Martinho!



Inês Antunes, 4º ano

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Encontro com o escritor António Mota





No dia 26 de outubro, o escritor Anónio Mota foi à nossa escola fazer uma visita. Quando ele chegou dissemos-lhe boa tardee a professora filomena come çou a explicar o que íamos fazer.
Primeiro os meninos do 1º e 2º anos cantaram uma poesia de um livro da autoria do escritor.
A segunda atuação foi dos alunos do 3º ano, que representaram alguns exageros do livro dos exageros de Anótnio Mota. Representaram uma menina muito lenta, um menino muito desconfiado, uma menina muito inteligente, uma menina muito queixinhas e mais alguns.
Por fim atuaram os alunos do 4º ano, que representaram uma peça de teatro de uma obra de Anónio Mota chamada "Pinguim".
Depois passámos para a sessão das perguntas, onde alguns dos meus colegas fizeram perguntas ao escritor.
A seguir, o escritor autografou os nossos livros e ensinou-nos uma reza gestual: "Ler não engorda".